HISTÓRIA

No dia 05 de outubro de 2009 o Sintsep/AL completou 20 anos. Ao longo dessas duas décadas, a entidade sempre teve como compromisso a defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público federal. Antigamente, quando o direito a organização dos trabalhadores não era regulamentado, existiam associações, a exemplo da ASSAL (Associação dos Servidores da Sucam/AL).

 

A Constituição de 1988, no artigo 8 (oito), assegurou a mais ampla autonomia conjugada com unicidade de representação, num momento de grandes transformações políticas no Brasil.

Filiado à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), o Sintsep-AL e outras organizações sindicais uniram-se para reivindicar a ampliação dos direitos dos servidores públicos na época da assembleia nacional constituinte.

Em 1989, no mesmo ano em que nascia oficialmente o Sintsep, pela primeira vez seriam realizadas eleições diretas para Presidente da República após a ditadura militar. O Sintsep/AL participou ativamente deste e de tantos outros movimentos históricos do Brasil, como as manifestações populares pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Nos anos 1990, quando a Sucam e o Sespe foram incorporados à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), houve a fusão entre o Sintsep e o Sinsaúde, sendo este último extinto.

Diferente de outras categorias profissionais, servidores públicos não podiam se organizar em sindicatos. A categoria buscava, entre outras coisas, o direito de sindicalização e livre organização sindical, melhores condições de trabalho, serviço público de qualidade para a população, o direito de greve e isonomia salarial. Muitos desses pontos de luta continuam atuais.

Já no seu nascimento, o sindicato promoveu a unidade dos trabalhadores da maioria dos setores públicos federais em Alagoas. Foi se firmando e consolidando um modelo sindical – o dos sindicatos gerais –, que até hoje se mostra estável e seguro, porque resiste às mudanças que ocorrem na estrutura do serviço público.

Em sua trajetória, a entidade cresceu e reafirmou a sua importância. São vinte anos de uma história pontuada de sucessos. Não que o sindicato só tenha encontrado flores na estrada, como lembra Jogelson Veras, Coordenador Geral do Sintsep/AL (Gestão “No rumo certo”):

“Encontramos obstáculos, também, e ainda encontraremos. Mas da mesma forma que soubemos contorná-los, o faremos novamente e seguiremos sendo esta entidade reconhecida e respeitada pela sua inserção social e sua defesa intransigente dos direitos dos seus filiados”.

Horários de funcionamento:

 

Segunda à Quinta - 8h às 17h

Sexta - 8h às 14h

Localidade:

Rua Comendador Palmeira, 674, Farol

Maceió/AL - Cep: 57051-150

Tel: (82) 2126-3288

       (82) 3027-3251

sintsepal@hotmail.com

  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook Basic
  • Preto Ícone YouTube